Skip to content
p

EDITORIAL

Revista on-line de Psicanálise da Diretoria de Escola Brasileira de Psicanálise- Seção Rio de Janeiro

e-nós é uma revista online da diretoria da EBP-Seção Rio que aposta na abertura de um novo espaço de publicação que divulgue textos dos colegas que frequentam a Seção e se orientam pelo ensino de Freud, Lacan e Miller.

A revista trabalhará com 3 tempos: o recebimento dos textos, a interlocução com o autor e a postagem. Os textos devem ser enviados para o endereço: envio-de-trabalhos@e-nos-revistadepsicanalise.com.br  A interlocução será feita pela comissão editorial, que se propõe a conversar com o autor ajudando-o a construir um trabalho a partir de uma questão própria, que traga  a marca da sua enunciação. Neste primeiro momento da construção do texto, um pequeno argumento, uma ideia ou mesmo uma questão clínica são bem-vindas, mesmo que não configurem um trabalho acabado. Nós não publicaremos casos clínicos, mas podemos trabalhá-los com o autor a ponto de extrair deles algo singular que interrogue nossa prática. Será também o momento para a pesquisa e inclusão das referências bibliográficas. Lançamo-nos na aposta de que ao escrever sobre o que já se sabe se possa ser surpreendido pelos efeitos de saber que surgem na própria escrita.

Justamente porque queremos uma escrita viva, causada pelo desejo de saber, não temos tema. Apontamos apenas alguns eixos, bem amplos, lançados como isca para fisgar aquele ponto opaco da Orientação Lacaniana, que poderá levar alguém a deslocamentos frente à suposição de saber.

Todos que vivem a vida da Seção Rio poderão enviar seus trabalhos, desde que a partir de um dos modos de inserção na instituição: cartelizantes, participantes de comissões, núcleos de pesquisa, alunos e ex-alunos dos cursos do ICP, participantes de Jornadas e Seminários, dentre outros.

A revista terá fluxo contínuo, os textos devem ser enviados para o e-mail indicado acima a qualquer momento, não haverá convocatória para cada número.

As dúvidas podem ser encaminhadas para: envio-de-trabalhos@e-nos-revistadepsicanalise.com.br

Eixos sugeridos:

  • os princípios entre a teoria e a clínica
  •  a prática da psicanálise entre o público e o privado
  • o discurso da psicanálise e seu avesso: questões contemporâneas
  • as interfaces, conexões e práticas promovidas por instâncias e redes do Campo Freudiano.

Comissão editorial:

Ondina Machado (editora), Ana Beatriz Freire, Andrea Vilanova, Aspázia Barcelos, Camila Drubscky, Cristina Duba, Grasiela Fragoso e Heloisa Shimabukuro.

Back To Top