A diretoria da Seção Rio toma a iniciativa de privilegiar o exercício de escrita e transmissão de jovens participantes de nossa comunidade. Assim, o lançamento de uma revista on-line, como espaço para recolher a produção de autores estreantes, torna-se uma realidade.
São muitos os caminhos pelos quais transitam contribuições em vias de elaboração produzidas nos espaços dos carteis, das mesas simultâneas das jornadas, dos trabalhos de conclusão do ICP, além das colaborações para o Boletim e as participações em eventos.
Recolhendo esse material, percebemos a quantidade e a riqueza da produção de jovens colegas que vivem a vida da Seção. No entanto, nos deparamos com a ausência de um veículo que pudesse acolher e fazer circular mais amplamente o tanto dessa escrita que testemunha o desejo de trabalho endereçado à Escola.
Com esse objetivo, estamos lançando “e-nós”, uma revista que toma corpo em meio a nova política que nos convoca. Convite a novos enlaces, novos giros entre nós, de cada um de nós com a Orientação Lacaniana, num dentro-e-fora que dá vida à Escola.
Foi constituída uma comissão, que vem trabalhando desde novembro de 2023 para pensar a publicação da revista. Como leitores nos colocaremos ombro a ombro com a jovem escrita, com as questões que possam ser formuladas desde a soleira da Orientação Lacaniana. Propomos uma revista de fluxo contínuo, não temática, orientada por eixos que sugerem algumas coordenadas para os autores.
Esperamos o vivo da experiência, um dizer próprio no qual compareça a enunciação, a invenção e certa dose de ousadia.
Os eixos são:
- os princípios entre a teoria e a clínica
- a prática da psicanálise entre o público e o privado
- o discurso da psicanálise e seu avesso: questões contemporâneas
- as interfaces, conexões e práticas promovidas por instâncias e redes do Campo Freudiano